Calendário Chinês-1ªparte-História

Todos os calendários se baseiam nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes da abóbada celeste, na perspectiva de quem se encontra na Terra – o Sol e a Luapara determinar as unidades de tempo: dia, mês e ano. É tbém mais do que normal que os calendários em geral,  tenha relação íntima com a religião. Sua elaboração, desde sempre, foi uma tarefa religiosa. Os sacerdotes sempre foram os guardiões do tempo.

Assim, a origem dos dias é evidente. Descobrir que o sol desaparece em um ponto e reaparece no ponto oposto parece-nos o primeiro grande avanço intelectual da humanidade. A origem dos meses está nas lunações. A importância das luas nas marés, suas relações com as cheias, ressacas, etc marcam a determinação dos meses. Os anos foram determinados através da alternância das estações. Determinar o ano foi uma busca que existiu nos mais diversos povos. Cada qual, à sua maneira, procurou determinar quando passou um ano.

Uma das  maneiras muito interessante de determinar quando passou um ano, está no sítio dos mais antigo que se conhece, Stonehenge na Inglaterra. Ele é um conjunto de rochas colocadas de forma circular.  Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante em todo o mundo. Qual era o papel desta construção? Descobriu-se que ela é capaz de determinar os solstícios de verão ou de inverno, que no nosso calendário marca o início destas estações. Neste dia há um alinhamento das rochas com os raios solares. Quando este fenômeno se repetia tinha passado um ano.

A complexidade dos calendários se dá porque os períodos dos calendários são incomensuráveis entre si.

Mas quando o homem começou a mensurar o tempo com os calendários ???

O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico que há na história dos povos, sendo que este ano a China entra para o ano 4709 !

Apesar das dificuldades em se estabelecerem os dados exatos acerca do desenvolvimento da astrologia na China, sabe-se que os chineses também acreditavam firmemente que sua história estava relacionada com os céus.

Os estudiosos não têm uma data precisa sobre o nascimento do calendário e do horóscopo chinês. Alguns dizem ter surgido durante a Dinastia Han (214 a.C.- 25 d.C.), que foi caracterizada por mitos e crenças ocultistas.

O mais antigo registro cronológico data de 2637 a.C., qdo  o imperador Huang Ti introduziu o primeiro ciclo do horóscopo chinês no 61º ano do seu reinado. O calendário era baseado nos movimentos da Lua, levando em conta, os movimentos do Sol. O ano civil era dividido em doze meses lunares de 29 dias e em cada três anos intercalava-se um mês solar de 30 dias, chamado de ta-yuet que significa mês grande. Cinco ciclos simples de doze anos cada, totalizando 60 anos, completam um ciclo completo.

Os chineses tinham também anos de 354 dias e bissextos de 384 dias. O mês de janeiro correspondia ao ching-yuet e os meses restantes eram designados simplesmente pela sua ordem.

Outras fontes afirmam que o horóscopo chinês é contemporâneo ao Imperador Chang (1600 a.C.), conforme provam os estudos arqueológicos das inscrições encontradas em osso de boi e carcaças de tartarugas, idênticas aos seus doze símbolos.

Fato é que o ano novo chinês, que segue um calendário   luni-solar, começa sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

AS TRADIÇÕES do ANO NOVO CHINÊS

A República Popular da China adotou o calendário gregoriano, introduzido pelos jesuitas em 1582, para fins oficiais após a revolução de 1911. No entanto, para festividades é adotado o antigo calendário chinês;  é por ele que o povo comemora seu ano novo.

Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família

Os primeiros registros de comemoração do Ano Novo na cultura chinesa são datados de cerca de 2.000 anos. Ao longo da história do povo, lendas e histórias foram moldando os seus hábitos e criaram uma série de tradições que são seguidas até hoje.

O rito de passagem de ano tem início semanas antes, qdo os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos.

No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar.

Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.

O vermelho e o dourado (sempre!) são as cores oficiais da data, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.

As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera, que é comemorado em países como: Hong Kong, China, Vietnã, Cingapura, Coréia, Malásia e Taiwan… O Serviço Postal dos Estados Unidos e outros em vários países emitem um selo postal de “Ano do _____” a cada ano, em homenagem à esta herança chinesa.

 Em 2011, o Japão celebrou o Ano Novo chinês com o resto do mundo anteriormente, embora o Japão comemore o Ano Novo Lunar no dia 1 º de janeiro.

______ *** ______

Na segunda parte, conheça qual seu signo e suas características básicas.

Fonte de Consultas principais:

Meus estudos/apontamentos

Almanaque do Pensamento 2011.Ed.Cultrix Lta SP

  net principais sites:

www.meuhoroscopo.com

www.nippo.com.br

www.quediaehoje.net

www.magiabruxa.info
zodiacochines.blogspot.com
budismoprimordialrio.blogspot.com
rajimaa786.com/horochines

www.articledashboard.com

www.portalsaofrancisco.com.br/…/calendarios/calendario-chnes.php

www.portalsaofrancisco.com.br/…/calendarios/historia-do-calendario-1.php

calendario.incubadora.fapesp.br/portal/…/ptexto02

Anúncios

Sobre genimafra

Terapeuta de Reiki, Jogo Tarô terapêutico e facilitadora de Renascimento pela Respiração. Moro e Trabalho em Florianópolis SC - BR. Trabalho no Espaço Magia da Ilha. Coqueiros Floripa SC Contato: genisouza49@hotmail.com (55) 48-99254194
Esse post foi publicado em Calendário Chinês-Horóscopo chinês. e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para Calendário Chinês-1ªparte-História

  1. malu disse:

    muuito boom o seu site vc está de parabéns!Precisei de informaçãoes para uma pesquisa sobre o calendário chinÊ e achei tuudinho e mais um poko.Parabéns mesmo!

  2. malu disse:

    adoorei mesmo!

  3. midia disse:

    eu não consigo achar nada ma sestou adorando mesmo

  4. midia disse:

    vc acha isso legal

  5. Armando disse:

    I blog frequently and I truly thank you for your content. This great article has truly peaked my interest. I am going to book mark your site and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed too.

    Eu (olho esse) blog frequentemente e eu realmente agradeço por seu conteúdo. Este excelente artigo realmente despertou meu interesse. Vou reservar marcar o seu site e manter a verificação de novos detalhes sobre uma vez por semana. Assinei seu feed RSS também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s